Como Surgiu o C.a.R.?

A história do C.a.R teve início em 1988 na Alemanha, quando o professor René Grothman produziu uma versão para o Atari ST (inglês). Quatro anos depois ele escreveu uma versão para o Windows. A linguagem Java em 1995, levou René a abandonar as versões anteriores voltando a zero novamente. Após quatro anos de trabalho, completou a versão Java do C.a.R em 1999.

A interface do Java é surpreendentemente simples. As construções podem ser realizadas apenas com cliques no botão esquerdo do rato; não é preciso clicar e arrastar (como em outros softwares). Após o primeiro clique, o objecto a ser construído é constantemente exibido até que se decida onde colocá-lo.

 
 

O programa é inteiramente modal, e o botão esquerdo é suficiente para todos os modos. Uma vez escolhido um estado para uma acção específica, o programa orienta o utilizador com mensagens abaixo da área de construção.

As funções do botão direito restringem-se à edição de propriedades dos objectos (rótulos, estilos, etc.) e à movimentação dos mesmos (como uma alternativa ao modo de movimento). O programa possui recursos de animação (incluindo a produção de traços de pontos móveis), permite a criação de macros  e a exportação de construções como applets e exercícios interativos. As construções são salvas em arquivos com a extensão .zir (a abreviação de "C.a.R" em alemão). Aliás, esses arquivos podem ser abertos em qualquer editor de textos, pois são codificados em XML.

C.a.R.